Tecnologia do Blogger.

Gallery

Random Posts

Advertise

Social Share

Advertise

Gagdet

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Como a política te impede de ter o melhor gadget?

Que o Brasil não é um país de primeiro mundo, fica claro para todo mundo. Nos falta o básico dos básicos em muitas coisas e eu poderia perfeitamente escrever um artigo político criticando severamente o Brasil, porém o foco do Blog é tecnologia, principalmente o mundo Android. O fato é que essas dificuldades políticas, principalmente ligadas a burocracia e a alta carga tributária, nos impede de ser "tecnologicamente felizes".

Existem marcas que vendem glamour, que vendem design e um conceito de status junto de seus smartphones, a maior representante disso, sem duvida alguma é a Apple e seu Iphone, que, apesar de estarmos às portas da versão inicialmente chamada de "iPhone 7", trata-se da décima versão do smartphone, que também precisamos admitir, mudou o estilo de vida da população mundial. Mas voltando ao nosso assunto e, porque não, problema, falemos do mundo Android e sua incrível capacidade de oferecer bons aparelhos a bons preços.


Poderia listar para vocês dezenas de excelentes aparelhos que são bons e custam pouco, mas aí entra o seguinte: em geral eles não estão presentes no Brasil. O pior de tudo é que, o motivo alegado pelas fabricantes é a burocracia e alta carga tributária brasileira. E acredite, existe um mundo maravilhoso para quem é fã de tecnologia e ele fica em lugares que precisam menos de celulares médios do que nós.

O foco aqui é falar sobre algumas marcas, em geral chinesas e que dão show. São elas, principalmente a Huawei, Xiaomi e a Oppo. A Xiaomi trouxe um aparelho para o Brasil e não mudou de estratégia, usou a mesma que usa no mundo todo. O Aparelho é o Redmi 2 (e sua variante Pro), que veio para concorrer diretamente com o Moto G 2 e o Moto G 3, além do Zenfone 5 da Asus. A ideia é ser econômico e contar com apelo do próprio público para gerar propagandas. Da empresa, no máximo propagandas em videos do YouTube e algumas promoções no Facebook. O fato é que em termos de performance, o Redmi 2 Pro é mais competente que o Moto G 3, a interface customizada MiUI é leve e tira a dependência dos updates do Android, já que ele sequer lembra o Android, alias, tem bem mais cara de iOS. Com pouco tempo de operação no Brasil, já vemos a Xiaomi se retirando, alegando que não da pra trabalhar com tamanha burocracia. Vejam bem, queridos leitores, a empresa chegou, trouxe apenas um modelo de aparelho e já irá se retirar do nosso querido país por ter dificuldades em operar.

Huawei e Oppo nem se atrevem a tentar participar do mercado brasileiro. Apesar de haver poucos modelos disponíveis da Huwaei no Brasil, ambas empresas são mundialmente conhecidas por vender potentes hardwares por preços extremamente competitivos e, afim de minimizar os prejuízos do insucesso, vemos apenas aparelhos de entrada da Huawei, quanto a Oppo, nem sonho em vermos por aqui.

Um outro ótimo aparelho que vemos afastado do mercado Brasileiro, sem dúvida alguma é o Nexus, idealizado e subsidiado pelo Google, porém produzido em parceria com outra fabricante. Nos EUA você consegue comprar um Nexus diretamente do Google, pelo site da Google Play Store, a mesma onde se compra aplicativos, sempre por uma barganha, por conta do subsídio do Google, que como empresa esperta que é, passa longe do Brasil. Por passar longe do Brasil, quando tivemos Nexus por aqui, com Galaxy Nexus, Nexus 4 e Nexus 5, eles foram trazidos diretamente pelo fabricante, que nos cobrou muito caro pelo aparelho, fazendo praticamente valer a pena importar em vez de comprar aqui, mesmo com os riscos de taxas de importação.

Infelizmente vivemos em um país pobre e ao mesmo tempo sem potencial algum para receber atenção especial de quem vê mercado nesse nicho, ficamos desse modo submetidos a aparelhos das fabricantes que aqui obtém sucesso e que muitas vezes nos mandam aparelhos caros, ou sem o minimo de condições de usabilidade.

E vocês, sentem falta de mais aparelhos chineses por aqui?

0 comentários:

Postar um comentário