Tecnologia do Blogger.

Gallery

Random Posts

Advertise

Social Share

Advertise

Gagdet

Recent Posts

Recent comments

Recent Comments

Most Popular

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Scanner de Íris: Uma realidade que pode estar perto

Estando a menos de um mês do início da Mobile World Congress, existe uma expectativa muito grande sobre o que pode ser anunciado na feira, principalmente em se tratando de Samsung e LG. Já é amplamente divulgado na mídia internacional que o anúncio do Galaxy S7 será na feira e a nova direção a qual a LG quer tomar com seus tops de linha nos levam a crer que algo sobre o G5 deva ser anunciado por lá também.




Quando a Apple inovou e incrementou um sensor de biometria no iPhone, não podemos negar que houve uma melhora significativa no quesito segurança dos aparelhos, além de ser um método muito mais confortável para desbloqueio do aparelho.

A bola da vez é o leitor de íris, ou do nosso olho em geral. Rumores apontam de que a Samsung esteja planejando lançar o S7 com esse sensor e tudo indica que a  LG deva pegar esse bonde como G5.

Leitores de íris não são novidades absolutas, já podemos vê-los em alguns aparelhos como o Lumia 950 e alguns outros aparelhos que somente são encontrados na Ásia, portanto para o Ocidente isso seria uma novidade e tanto, principalmente se considerarmos a baixa penetração dos aparelhos com Windows Phone no mercado.

Voltando para as duas gigantes coreanas, já temos algumas informações relativamente antigas para embasar nossas expectativas, inclusive dando pistas do funcionamento desse sensor. Uma patente registrada em setembro de 2015 descreve de forma bem detalhada o processo que deverá ser adotado pela Samsung: Uma luz infravermelho é direcionada ao olho do usuário, buscando características únicas como os vasos sanguíneos, o que criará uma espécie de código único que será salvo e usado para comparações futuras na hora de buscar o desbloqueio.

A LG vem trabalhando há algum tempo no desenvolvimento de um sensor de íris que realmente faça sentido de estar presente em um Smartphone e o funcionamento prévio descrito pelo que é reportado pela LG faria mais sentido do que o registrado na patente da Samsung, onde o reconhecimento poderia ser feito até mesmo a distancias mais longas, como meio metro.

Tudo isso é rumor, mas o que pode ser tirado de experiencia dos aparelhos que já contam com esse tipo de tecnologia é que a efetividade dela em comparação com os sensores de biometria deixam muito a desejar. Além da questão de segurança, oferecida de forma 100% eficaz, uma vez que a biometria também é única, o quesito usabilidade se faz muito mais eficiente com a biometria. O escaneamento da íris é muito mais lento e dificultoso e sua eficiência pode ser comprometida em ambientes onde o olho esteja refletindo muitas imagens.



O que podemos tirar disso tudo é o seguinte: Em um Galaxy S7 isso seria somente mais um sensor que pode ou não ser relevante para o usuário, porém isso é um fator muito mais crítico para o LG G5, uma vez que, a necessidade por inovações por parte da LG em seus top de linha se faz muito maior. É realmente um sensor de uso menos eficiente do que os já existentes a saída para a LG? Sinceramente eu acredito que não.

1 comentários:

  1. I do not know whether it's just me or if everybody else encountering issues with your site. It seems like some of the written text on your content are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let me know if this is happening to them too? This could be a problem with my browser because I've had this happen before. Appreciate it all of craigslist

    ResponderExcluir